O Luta Popular é um movimento que organiza trabalhadoras e trabalhadores para construir lutas no território. Nas periferias, nas ocupações, nos becos e vielas, na cidade e no campo, atuamos pra fortalecer e unir as lutas por tudo aquilo que a gente precisa pra viver melhor. Por isso, nosso movimento não tem uma só bandeira ou uma só reivindicação. Lutamos por moradia, por regularização dos bairros, por terra pra plantar, por creche, por saúde, por cultura, por saneamento, por asfalto, por luz, contra o genocídio do nosso povo, e pra mudar tudo aquilo que nos faz sofrer, nos faz passar dificuldade.
Sabemos que os governos e esse sistema capitalista vive de arrancar o couro da maioria, pra que uma minoria possa viver muito bem às nossas custas. E que por conta disso, eles querem deixar as coisas como estão… e não estão nem aí pras humilhações do dia-a-dia da vida de quem é pobre. Por isso, pra mudar essa realidade, acreditamos que o caminho é se unir, se organizar e lutar! E que nessa luta, não tem ninguém que manda e outro obedece, um que pensa e outro que faz. Pra mudar esse sistema de exploração, nossa luta deve ser uma semente de poder popular, que é a capacidade de as trabalhadoras e os trabalhadores se organizarem de forma autônoma, em busca de uma vida mais digna e mais justa, valendo-se da força que temos nas próprias pernas!
Acreditamos muito na força e na capacidade do povo unido!
Nós achamos que só o povo em luta permanente e organizado para controlar os governos é que pode garantir que as nossas necessidades sejam atendidas e que a riqueza que a gente produz seja distribuída entre aqueles e aquelas que produzem, que trabalham e que fazem a sociedade funcionar e a coisa acontecer!
Nós precisamos construir uma maneira dos trabalhadores e do povo pobre das periferias governarem diretamente, sem ficar sendo intermediado por eleições, por políticos e por esse esquema todo que só quer abafar nossa revolta e impedir da gente tomar as rédeas das nossas vidas.
Por isso, o que achamos mais importante é construir formas coletivas de discussão, decisão e de ação nos bairros, nas ocupações, nos assentamentos. E reconstruir nossa capacidade de imaginar um mundo que seja totalmente diferente, e que só será possível se a gente ORGANIZAR OS DE BAIXO PRA DERRUBAR OS DE CIMA!
E pra isso temos alguns princípios:
- Somos contra o sistema capitalista, que mantém os de baixo sendo oprimidos e explorados pelos de cima, e que destrói a natureza e desrespeita nossas vidas!
- Nossa principal ferramenta de luta é a LUTA DIRETA!
- Nos organizamos coletivamente, com todo mundo podendo participar, decidir e fazer as coisas de igual pra igual, e respeitando as diferenças
- Lutamos pra acabar com o racismo, o machismo, a LGBTT fobia, a xenofobia e toda forma de discriminação!
- Não somos vinculados a nenhum partido político, porque achamos que temos que caminhar com as próprias pernas, embora precisamos e queremos sempre ter o apoio e a solidariedade de todos e todas que fazem a luta dos trabalhadores.
- Buscamos construir nossa autonomia financeira, fazendo bingos, rifas, vendendo camisetas, fazendo festas, pra que a gente possa se autosustentar e não ter o rabo preso com ninguém!
- Queremos construir experiências de poder popular, quando as pessoas unidas e organizadas decidem coletivamente o que é melhor para si, para sua comunidade, para sua cidade, seu país e o mundo que vivemos!