Onde atuamos

São Paulo

No Estado de São Paulo o Luta Popular constrói a Ocupação Esperança em Osasco, que está na luta pela regularização fundiária e urbanística da comunidade. Nessa comunidade, construída coletivamente pelo povo em luta, existe a reunião das Mulheres da Esperança, que faz atividades culturais, debates, campanhas e constrói a força e a união da mulherada. Existe o bloco de carnaval Munidos da Esperança, porque a cultura é uma importante ferramenta de luta do nosso povo e de organização da juventude. Existe uma Associação de Moradores que organiza o cotidiano da comunidade.No Grajaú, o Luta Popular apoia a Ocupação Jardim da União que está construindo um projeto de regularização da comunidade. Lá também existem experiências de organização e ação das mulheres e uma Associação de Moradores!Ainda na Zona Sul, tivemos por muitos anos o Sarau Candeeiro e acompanhando a luta da favela do Canão, que batalha pra poder ter coleta de lixo, semáforo e a canalização do córrego dos Freitas. E fizemos a Escola Popular de Polícia, onde estudamos juntos a história do nosso povo, as origens dos problemas sociais que vivemos, experiências de luta dos trabalhadores ao redor do mundo…
Tem também a turma da Ocupação dos Queixadas, que foi despejada arbitrariamente pela Prefeitura de São Paulo, mas segue organizada na luta e não vai desistir de ter um teto digno pra morar!

Minas Gerais

Em Contagem, o Luta Popular organiza as famílias da Ocupação William Rosa, que fez uma forte luta por moradia e conquistou um acordo para a construção de unidades habitacionais. Nessa mesma região, tem a turma da Ocupação do Marião, que conseguiu arrancar também uma negociação. Mas seguimos na luta cobrando, porque ainda não saiu do papel!Ainda tem a Ocupação Professor Fábio Alves, que está na luta pra conquistar o direito à moradia, e tem organizado mutirões, creche, atividades culturais com muita força!

Amazonas

Em Manaus, o Luta Popular está se somando à luta das Mães de Manaus, que tiveram seus filhos assassinados pela polícia, sem que ninguém tenha sido punido e nem os corpos encontrados. O genocídio é uma realidade muito cruel na periferia, e as mães são aquelas que fazem com que nossos mortos tenham voz! Ainda, o movimento tem ajudado a construir a Associação Nacional dos Imigrantes Venezuelanos, porque o problema da guerra, da forme e da violência faz milhares de pessoa se deslocarem de seus países de origem e buscar uma vida melhor em outros lugares. Isso fez com que o número de imigrantes crescesse muito na região norte do país. Mas essas companheiras e companheiros são tratados com muito desrespeito, violência, preconceito, sem oportunidades, em condições de muita precariedade… E por isso, estamos nos somando à eles! Nossa luta é internacional!

Espírito Santo

Em Cariacica, o Luta Popular ajuda a construir uma Associação de Moradores, que atua no bairro buscando melhorias para a comunidade. Organiza atividades culturais, cursos de formação, luta por asfalto e saneamento, e é, assim, parte de um processo muito rico de organização comunitária, que faz luta direta pra poder transformar o bairro!

Piauí

Em Teresina o Luta Popular tem construído lutas junto à Ocupação Dandara dos Cocais, que está num processo de regularização fundiária, após muita luta! E com a comunidade da Vila Ferroviária, que conquistou moradias, através da construção de apartamentos.Já tivemos também um processo de luta em Piripiri, através da ocupação Esperança Garcia, que tinha um forte grupo de mulheres, e chegou a construir uma panificadora da comunidade para auto-sustentação da luta!

Goiás

Em Pinrinópolis, o Luta Popular vem construindo a Ocupação Dandara, que luta pela terra e pela moradia e tem feito um trabalho com as mulheres e um trabalho de formação constante com a comunidade pra fortalecer a luta!P